Wednesday, July 11, 2007

Bertolt Brecht


Histórias do Sr. Keuner, de Bertolt Brecht – Um dos dramaturgos mais influentes do século XX, o alemão Bertolt Brecht (1898-1956) também é o criador de um misterioso personagem que figura em vários contos escritos ao longo de trinta anos: o senhor Keuner. Em textos curtos (são raros os que ultrapassam uma página), esse sábio pouco convencional destila uma filosofia irónica. Keuner às vezes é referido apenas pela inicial K., como o protagonista de O Castelo, de Kafka – e há mesmo qualquer coisa de kafkiano no personagem. A presente edição traz quinze contos até há pouco inéditos, descobertos em 2002, na Suíça, entre papéis de Brecht.

O Servirdor de Afins

Alguém perguntou ao sr. K. se existe um Deus. O sr. K. respondeu: "Aconselho refletir se o seu comportamento mudaria conforme a resposta a essa pergunta. Se não mudaria, podemos deixar a pergunta de lado. Se mudaria, posso lhe ser útil a ponto de dizer que você já decidiu: você precisa de um Deus".
Histórias do Senhor Keuner, Bertolt Brecht

2 comments:

Anonymous said...

al parecer, el tipo que hace la pregunta refleja el hueco que dicen que todos llevamos dentro...el de ser llenados con algo más que simple religión, o talvez procuraba saciarse del simple conocimiento de que Dios existe...

Eunice Martins said...

Era este o texto de que me tinhas falado?
Adorei! Acho que cada vez mais as pessoas precisam de algo superior em que acreditar para, assim, conseguirem viver as suas vidas, rezando e esperando que algo de bom aconteça, pois Deus existe e, sendo superior e grande como é, irá ajudá-los. Chega a parecer que as pessoas vivem em função de Deus, não em função de si mesmas. A verdade é que nenhum de nós deveria precisar de um Deus para sermos nós mesmos, para lutar por aquilo que queremos. Ou então, se esse Deus nos fosse necessário, deveriamos se o Deus de cada um de nós.

*